Salve o planeta, água e energia enquanto economizando

Este guia tem um bom número de dicas simples para ajudar você com o planeta e sua carteira. Note que algumas dicas são específicas para clima quente ou clima frio. Cada dica tem ícones descrevendo o que você estará salvando/economizando, conforme a legenda:

  - Economize dinheiro

  - Economize energia, e portanto reduza sua poluição gerada por usinas elétricas. Note que alguns itens podem não usar energia diretamente, mas usam bastante em sua construção/confecção.

  - Economize água, e portanto reduza a poluição das águas e esgoto. Note que alguns itens podem não usar água diretamente, mas usam bastante em sua construção/confecção.

  - Ajude o planeta, seja a natureza ou a sociedade. Sim, todos os itens tem esta marca, afinal é a razão desta lista. Note, no entanto, que alguns tem só esta marca pois são de natureza social. promovendo a paz.

  - Como um extra, faz bem à sua saúde

 

          Prefira usar um ventilador ao invés do ar condicionado quando possível
          Se o ventilador não é suficiente, mas você está em clima seco (menos de 60% de umidade relativa), considere um umidificador. A névoa é bastante refrescante
          Se esta quente dentro mas fresco fora, considere usar um ventilador para puxar ar fresco do exterior ao invés de ligar o ar condicionado
          Se tudo acima falhar e você usar o ar condicionado, ajuste ele para não menos que 25°C. É o suficiente para roupas leves. Se achar que não está confortável, saia no calor e volte e você rapidamente se sentirá melhor.
          No inverno, antes de usar um aquecedor, considere apenas colocar um casaco a mais, ou um cobertor a mais.
          Certifique-se de usar equipamentos com alta eficiência energética (selos de eficiência).
          Certifique-se que o ambiente a ser resfriado/esquentado esteja bem isolado, mantendo portas e janelas fechadas.
          Se usar um aquecedor, não coloque para acima de 18°C. É mais que suficiente para um ambiente agradável.
          Substitua suas lâmpadas incandescentes por fluorescente compactas (CFL), a economia durante toda sua vida útil é de quase 90%! Descarte as usadas em lixo reciclável pois elas tem mercúrio.
          Economize luz durante o dia mantendo as janelas e cortinas abertas.
          Se você tem problemas com mosquitos e pernilongos, considere instalar redes mosquiteiras nas janelas ao invés de usar veneno ou aparelhos elétricos (de veneno).
          Use apenas a iluminação necessária, e se possível instale timers para desligar as coisas com o tempo (ex.: ótima idéia para o controle da luz de um aquário ou externa de sua casa).
          Sempre deixe selecionada a opção de desligar depois de algumas horas os aparelhos como ar condicionados ou aquecedores, assim eles vão desligar caso você saia e esqueça de desligá-los. Para economia extra, desligue-os antes de sair, afinal demora um pouco para a temperatura ficar desconfortável,e quando começar a ficar, você está saindo.
          Considere usar mais vassouras do que aspirador de pó. Não só é um bom exercício, como economiza energia. Evite usar água para limpezas gerais, especialmente em época de chuva (espera a chuva!).
          Compre bens digitais ao invés de físicos sempre que possível: música, filmes, livros, revistas etc... além de economizar nos materiais, geralmente é mais barato.
          Desligue aparelhos que não for usar por um tempo ao invés de deixá-los em modo de economia/espera (stand by). Mesmo um aparelho super simples que consuma apenas 1Wh vai acabar somando até 720W no fim do mês - economize na conta!
          Não imprima! E quando for necessário imprimir algo, use modo economia. Mas afinal, porque imprimir? estamos na era digital!
          Prefira pilhas recarregáveis. Não só elas são consideradas menos tóxicas (são, mas por sua durabilidade, geram menos lixo por uso), como boas baterias vão acabar economizando a longo prazo. As melhores já oferecem garantia de 90% de eficácia mesmo depois de 1000 ciclos!
          Considere comprar um pequeno painel solar barato com bateria se você tiver sol o dia inteiro em algum lugar de sua casa. Um painel de 3W pode carregar meio aparelho celular com o que carrega durante o dia! Se você tem bastante sol e mais aparelhos móveis, aumente seus painéis de acordo! Os painéis solares de primeira geração (abaixo de 15% de eficiência) se "pagam" em 5~10 anos, os de nova geração podem se pagar em menos de 3 anos.
          Não seja muquinha: as vezes a marca mais barata dura muito menos, e a marca um pouco mais cara dura muito mais, e fazendo as contas, o barato sai caro. Pesquise suas marcas!
          Deixe as roupas para secar a seco em linhas de secar ao invés de usar secadora elétrica. Economize energia, dinheiro, e ainda reduz a chance da roupa encolher!
          Sempre que possível, economize água: use só o que precisa, e tente reciclar o que puder. Armazene água usada em um balde e use para a descarga, por exemplo.
          Prefira função sobre forma, ou seja, prefira carros flex e com melhor milhagem, marcas com selos de economia, marcas que não poluam (ou seja, nada de VW ... desculpe, não resistimos)
          Planeje seu dia fora antes, para usar rotas e sequências econômicas. Economiza tempo, combustível e dinheiro!
          Evite banho quente. Não só gastam muita energia, como também não são muito bons para sua pele e cabelo. Morno é mais saudável! E prefira banhos rápidos!
          Prefira chuveiro do que banho de banheira, pois uma chuveirada mesmo longa usa menos água do que para encher a banheira, a não ser que você planeje reusar a água na família como os Japoneses (Veja um banheiro Japonês: "12 reasons why Japanese Bathrooms are the Best!")
          Reuse a água do banho para a descarga: mantenha um balde no box e deixe-o encher enquanto você toma banho. Talvez demore mais de um banho para "respingar" água no balde o suficiente para encher, mas quando estiver cheio, da uma bela descarga!
          Instale vaso sanitários com tanques, de forma que apenas uma determinada quantidade de água é usada por descarga, evitando desperdício. Regule a bóia para encher menos o tanque, e sempre que possível não esvazie tudo na descarga. (veja esta dica: "Economize um litro por descarga"), e use água reciclada de outras atividades no lugar da descarga
          Ao fazer suas compras, evite comprar em excesso. Não tem nada mais triste do que comida apodrecendo.
          Ao usar uma máquina lava louças, não enxague antes de por os pratos/etc na máquina, ela foi feita para limpar. Espere sempre para usar com a máquina cheia, e se não tiver nada muito encarochado, use modo econômico.
          Ao lavar roupas, também espere ter a máquina cheia, e sempre lave a frio. Não lave a quente!
          Tenha um copo para você o dia todo ao invés de usar vários copos. Nunca use descartáveis, e se for em algum lugar que lhe dão descartáveis, marque o seu para reusar e não ficar jogando fora vários. Em casa, nada de descartáveis!
          Encontre utilidades para garrafas PET. Existem inúmeros usos para elas, e se tudo falhar, lembre-se sempre de mandar elas para reciclagem!
          Ao comprar, procure por pacotes promocionais balanceados, que não são exagerados, mas ao mesmo tempo permitem que você compre em volume sem embalagem extras (Ex.: compre garrafas de 5L ao invés de 5 garrafas de 1L)
          Pais! Usem fraudas de tecido! O lixo gerado por fraudas descartáveis é literalmente insano! Desnecessário dizer, também é mais caro ficar comprando fraudas de qualidade. Você pode até usar um pouco de energia e água para lavar, mas é muito menos do que é usado para fabricar as descartáveis. Sem contar que as fraudas de tecido tem menos chance de causar problemas de alergia ou assaduras.
          Prefira sempre pacotes e sacos de papel ou papelão, evite quando puder as de plástico. Procure por mercados que oferecem as caixas onde os produtos vieram para os clientes usarem para levar suas compras (dica extra: se você tem gatos, já sabe o que fazer com as caixas). Se possível leve sua própria embalagem de papel ou tecido para carregar as compras. Alguns mercados dão até desconto ou de brinde sacolas de tecido com o logo deles.
          Prefira o transporte público (se limpo e eficiente, sabemos que não tem em todo lugar) do que seu carro. Economize combustível, poluição, stress e também não precisa se preocupar com vagas, estacionamentos, multas ou até - dependendo do local - roubo de carros. Você também pode optar por caronas entre os colegas de trabalho.
          Ande mais! Qualquer coisa que esteja a menos de 10 minutos de caminhada vale a pena ir a pé. Além de economizar, é saudável!
          Se forem poucos andares, prefira usar a escada e ganhe uma seção de exercício cardíaco gratúita. Se for para baixo, desça tudo!
          Desligue seu carro quando parado no tráfego. Alguns carros modernos oferecem esta opção automática!
          Para viagens curtas, prefira meio terrestre ao invés de avião. São mais baratos e ecológicos. 
          Sério: nada de descartáveis plásticos!
          Doe ou venda suas coisas velhas que não quer usar; Até itens quebrados podem ter valor para outras pessoas, nem que seja só para partes extras
          Use o modo de economia em tudo que você tem, quando existir.
          Não seja exibido. Não seja escravo de marcas, e não ostente ... o cara legal é o que economiza dinheiro, energia, água e ajuda o mundo - MEOW!
          Definitivamente não fume
          Coma com equilíbrio e saúde (economizando, assim, em saúde, melhorando sua qualidade de vida, etc)
          Cuide bem de seus dentes
          Não se deixe ficar acima do peso ou sedentário. Não é só ruim para sua saúde, também vai fazer mal na sua conta bancária. Se o problema é que você come demais, coma menos! economia dupla!
          Aprenda o básico sobre dados nutricionais, assim você sabe o que é realmente importante. Existem muitos produtos "milagrosos" baseados em fatos nutricionais simples que você pode seguir sem comprar a "marca milagrosa". Não se deixe enganar por propagandas exageradas!
          Compre produtos locais. Economiza (pois não tem frete local), geralmente tem menos conservantes, e se você quer comprar alimentos sem pesticidas, certamente produtos locais são os mais confiáveis
          Reduza no consumo de carne. Muita energia e água vão na produção de carne vermelha - ou qualquer outra. Além disso, muita carne pode ser prejudicial à saúde - mas também não precisa se tornar vegetariano.
          Sucos! Chás! Bebidas naturais são mais saudáveis e geralmente tem menos produtos artificiais, e algumas são boas para sua saúde. Por exemplo, chás são excelentes diuréticos naturais.
          Beba água da torneira se sua fornecedora oferecer qualidade. Em alguns lugares, a água encanada é mais limpa do que a água mineral, pois existem mais organizações e monitoramento na qualidade da água encanada do que nas águas "minerais" que você compra. Pesquise sua fonte!
          Use protetor solar ... muito tratamento caro de pele adiante!
          Cuide de sua postura, ser saudável é econômico!
          Fique com o plástico dos produtos que compra e use como embalagens. Não precisa comprar plásticos/tupperware específicos para tudo, recicle!
          Lembre-se: Carros são para transporte, não ostentação. Compre o menor e com melhor eficiência, não o maior e mais caro.
          Não colecione inutilidades! Doe ou venda o que não precisa, ganhe um dinheirinho e ainda passe adiante o que não precisa.
          Use todo o guardanapo ao invés de vários. Também prefira guardanapos de papel/tecido do que aqueles aparelhos de secar elétricos que, além de consumirem muita energia, são de fato menos higiênicos.
          Ame a natureza: plante, mantenha plantas em casa, viva verde! 
          Já dissemos para se livrar do que não precisa doando ou vendendo, o oposto também vale: produtos de segunda mão não são necessariamente inferiores, muita gente vende itens que mau usou, em perfeito estado. Certifique-se que o produto está em bom estado e adquira de segunda mão bem mais barato.
          Mantenha seus equipamentos sempre bem mantidos e em dia: máquinas desreguladas e mau mantidas costumam poluir mais, além de durarem menos
          Aprenda sobre outras culturas e crenças, assim você pode entender o ponto de vista diferente dos outros e evitar ofender acidentalmente alguém
          Respeite uns aos outros e não menospreze os outros. Todos tem suas fraquezas.
          Promova atitudes positivas e construtivas, e evite ações que danifiquem ou firam os outros. Respeite para ser respeitado.
          Sábio é aquele que consegue tomar decisões sem viés. Para praticar isto, tente defender o ponto de vista contrário ao seu! Claro que você não acha que vai conseguir, mas vai acabar vendo as coisas de outro ponto de vista, seus pontos positivos e negativos, e aprender muito com isso!
          Não promova nenhum "rótulo" exclusivo. Somos todos uma raça, uma sociedade. O primeiro passo para a exclusão e preconceito é justamente reconhecer que existe uma diferença onde ela não existe. Somos todos iguais, apenas viemos com decorações diferentes, produzidos em outros lugares, programados com outras crenças. Uma civilização, uma paz. Quotas? Dias especiais para raças? é o começo do pensamento preconceituoso... esqueça eles.

 

Ads by google:
Important Notice